Nos Tempos do Coronavírus

Aqui os pais encontram dicas para lidar com o recesso escolar.

Árvore genealógica

Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

Muita gente já pensou em encomendar uma árvore genealógica bem bonita, para mandar emoldurar e colocar no quarto dos filhos, mas deixou de fazê-lo por falta de tempo para coletar os dados.

Bem, que tal fazer agora? Vamos começar com o rascunho? Sim, você e as crianças podem fazer a árvore genealógica delas, numa folha grande de papel e usando os retratos que vocês têm em casa.

Primeiro mostre para as crianças uma árvore genealógica e diga o que ela representa. E proponha o desafio de montarem juntos a árvore da criança. Separe alguns retratos em papel que você não se incomode de serem recortados. Ou, se preferir e puder, imprima caseiramente.
Você pode pedir que a criança desenhe a árvore, ou, se ela ainda não tiver habilidade para tal, você mesmo pode fazer. A seguir, coloque na figura central o nome da criança e peça que ela escolha um retrato que a represente.

A seguir, trace os dois ramos, do pai e da mãe, e coloque nomes e fotos. A partir daí, a criança vai perceber que para cada membro da família acrescentado, surgem um pai e uma mãe. Hora de coletar os dados, fazendo as perguntas. Quem é o pai da mamãe? E a mãe do papai? Dados e retratos colocados, vamos partir para outra geração. Aí as crianças vão fazer as perguntas aos avós, que serão envolvidos na brincadeira por telefone ou vídeo. 

Nessa atividade, avós e netos matam as saudades e conversam. Os avós vão gostar da brincadeira e vão contribuir com as informações de que precisam.

Se as crianças forem maiores, você pode ir acrescentando os tios e primos. E se a criança tiver e conviver com irmãos de outros casamentos dos pais, estes podem ser acrescentados na árvore.

Depois de pronta, dê um lugar de destaque à árvore.