O feito de Santos Dumont foi conseguir que uma aeronave mais pesada do que o ar voasse. Para que um avião consiga sustentar o seu peso em pleno vôo são necessárias as condições abaixo:
Estamos, então, falando de quatro forças:
• a força de tração proporcionada pelas hélices ou turbinas;
• a força de resistência do ar, que age sempre no sentido oposto ao (do?) movimento;
• a força peso;
• a força de empuxo.
Um avião alça vôo por meio do
empuxo, ou seja, empurrado pelo ar.
Entretanto, o empuxo do ar em repouso não é capaz de elevar nenhum objeto mais denso do que ele. Então, para voar, o avião deve obter um empuxo "extra" e, por isso, precisa das asas e de velocidade.
Para se manter no ar, um avião utiliza uma descoberta feita no século XVIII pelo matemático suíço Daniel Bernouilli, que passou a ser conhecida como
Princípio de Bernouili: a de que a pressão do ar diminui quando sua velocidade aumenta.

Para aproveitar esse efeito, a superfície superior da asa de um avião é curva. Assim, quando a asa se desloca na atmosfera, a corrente de ar se divide em dois fluxos, um que passa na superfície superior e outro na inferior.
Veja!
Para que esses dois fluxos voltem a se encontrar, um terá de ser mais veloz do que o outro. O fluxo que passa na superfície superior ,por ser mais rápido, cria uma pressão menor naquela área, que puxa a asa para cima , de acordo com o princípio de Bernoulli. Assim, surge uma força resultante vertical para cima - o
empuxo.
Esse movimento do ar pela asa só ocorre porque o avião se move rapidamente, graças ao seus motores, movidos por turbinas, no caso de aviões a jato, ou hélices.
E aqui vamos precisar de uma outra lei da física: a
Terceira Lei de Newton (ou Princípio da Ação e Reação), onde as hélices ou as turbinas empurram o ar para trás, o ar reage e empurra a aeronave para frente. E vale ainda nesse caso o
princípio da conservação do momento linear.
No caso do avião, a força do motor empurra o ar para trás (princípio de
ação) e o ar reage e empurra a aeronave para frente (princípio de
reação).
Estamos, então, falando das quatro forças citadas acima:
• a força de tração proporcionada pelas hélices ou turbinas;
• a força de resistência do ar, que age sempre no sentido oposto ao (do?) movimento;
• a força peso;
• a força de empuxo.
SAIBA MAIS EM NOSSOS ESTUDOS:
• PRESSÃO
• HIDROSTÁTICA
• MOVIMENTO UNIFORME
• MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO
• ACELERAÇÃO