A compulsão
Jogadores compulsivos podem ser definidos como aqueles que deixam o jogo interferirem de forma decisiva em suas vidas. Trata-se de uma dependência conhecida como jogo patológico e classificada como transtorno do impulso.
Diferente do jogador eventual que aposta quando a loteria acumula ou do jogador social que joga por lazer com os amigos, o compulsivo rapidamente avança para os jogos de azar. A necessidade em apostar se torna tão grande que a tensão só se alivia com mais jogo. Ele está sempre envolvido com apostas em dinheiro, e não em simples divertimentos, como videogame, xadrez ou damas. O viciado joga de tudo: loterias, vídeo-pôquer, bingo, raspadinha, corrida de cavalos, 21, pôquer, etc
Quem sofre desse transtorno tem a necessidade de apostar quantias cada vez maiores, mas nunca admite que esteja perdendo, pois acredita que sempre se recuperará na próxima rodada.
O grupo Jogadores Anônimos define que, para o jogador compulsivo, jogo é: qualquer aposta ou lance, para si mesmo ou outros, por dinheiro ou não, onde o resultado é incerto ou depende de sorte ou "habilidade".
Sinais da compulsão por jogos
A maioria dos jogadores compulsivos responderá “sim” a pelo menos sete destas perguntas: