voltar A Vida Regida Pelo Acaso



Essas interrogações foram o ponto de partida do cientista inglês Charles Darwin, nascido em 1809 e morto em 1882.
Para responde-las, dedicou sua vida a colher material de estudo, para chegar à
formulação de uma teoria da evoluçãoEvolução, no ramo da biologia, é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo..
Procurava explicar o caminho evolutivo dos seres vivos, ou seja, como, a partir dos organismos mais simples, foi possível o surgimento de seres mais complexos.

Mas, quem foi esse homem?

Para saber um pouco mais sobre a vida de Charles Darwin, acesse Quem Foi Darwin.

Em suas viagens a bordo da embarcação Beagle, especialmente nas Ilhas Galápagos, recolheu enorme quantidade de amostras e realizou observações. A partir dessa experiência, foi levado a rejeitar a ideia da imutabilidade das espécies, e a abraçar a hipótese da continuidade entre as espécies extintas e as existentes.

Seu trabalho teve grande influência sobre as ciências da vida e da terra e sobre o pensamento moderno. Revolucionou o modo como o mundo científico e o homem, de forma geral, compreendem a existência da vida no planeta.

Veja como Darwin descreve como tudo começou

Uma explicação simples, mas explosiva

O que Darwin encontrou foi uma explicação simples e universal que nos permite compreender como são feitos os organismos vivos e porque devem mudar, adaptando-se sempre melhor ao ambiente. Mas é fácil imaginar o impacto que causou essa explicação em uma época em que a maioria dos cientistas ainda acreditava que a Terra não tivesse mais do que 6.000 anos e em que se pensava que todos os serem vivos tivessem sido criados por um ente sobrenatural e que fossem imutáveis. Na verdade, essa era a crença do próprio Darwin quando começou suas explorações pelo mundo. Mas suas descobertas e análises o levaram a produzir uma revolução que alteraria para sempre o rumo da ciência.