A capoeira
![]() |
No século XVI, surgiu a capoeira no Brasil. Você sabe como? Os negros a criaram para utilizá-la como luta para sua defesa e também para os instantes de folga, quando se divertiam, relaxando do trabalho forçado, das torturas e da condição de escravo. |
Os escravos misturavam instrumentos musicais, dança e luta, enganando seus Senhores de Engenho, que pensavam estarem eles apenas "dançando".
Você sabia que Zumbi dos Palmares foi considerado o primeiro mestre de capoeira? E que a capoeira sofreu repressão por grande parte das autoridades policiais!
As perseguições dos
Senhores de Engenho aos escravos praticantes de capoeira iniciaram-se, por dois
motivos principais:
O Decreto-lei 487 acabou temporariamente com a capoeira, mas os negros resistiram até a sua legalização. O capoeirista era considerado um marginal, um delinqüente. Foram séculos de perseguição até quase os dias de hoje!
Este material é parte integrante
da Enciclopédia Encarta 2001 e tem sua utilização autorizada pela Microsoft
Informática Ltda.
Mas, as coisas mudaram em fins da década de 30 do século passado. Um capoerista chamado Manuel dos Reis Machado, Mestre Bimba foi convidado por Juracy Montenegro Magalhães, a ir ao Palácio do Governo baiano. E agora? Mestre Bimba ficou assustado, achou que seria preso!
Para sua surpresa, o governador queria que se apresentasse com seus alunos para mostrar "a nossa herança cultural" para amigos e autoridades no Palácio do Governo.
Em 09 de julho de 1937, Mestre Bimba conseguiu o registro de sua Academia, a primeira reconhecida no país. Nesse ano, inicia-se a ascensão sócio-cultural da capoeira, que volta ao cenário cultural, estando presente na música, nas artes plásticas, na literatura, nos palcos...
Por fim, a capoeira nos dias de hoje vem adquirindo maior número de adeptos de todas as raças e camadas sociais do Brasil e até de outros países.
E nesses outros países, capoeira ganha projeção mundial por ser uma arte em ritmos e movimentos que exprimem toda a criatividade de um povo oprimido.