NATAL TROPICAL

Que tal quebrar a tradição este ano e fazer um Natal à brasileira? Matéria prima não falta, basta imaginação e vontade para trocar o pinheiro europeu pela vegetação local e os enfeites que lembram inverno pela variedade de símbolos dos trópicos. O resultado será muita originalidade e surpresa, garante o decorador Ayrton Rocha, que dá algumas idéias para esta versão natalina “tropicaliente”.

Presépio

As figuras de barro do artesanato nordestino vão dar um visual diferente ao Presépio, com seus anjos, santos e animais característicos. Os velhos camelos podem ser substituídos pela fauna regional e as oferendas por frutas típicas de cada região. Usar a cabaça como apoio também é uma possibilidade e a renda do nordeste serve para revestir a manjedoura ou para compor a base do Presépio.


Árvore de Natal

Pode ser estilizada. Nas regiões mais quentes, é melhor privilegiar a vegetação e enfeites do local, como passarinhos ultra-coloridos de madeira pintada. Outra possibilidade é fazer flores de papel crepom de várias cores para enfeitar a árvore. Ou os enfeites podem ser feitos em origami – os famosos trabalhos, em dobradura, japonesa.

Se tiver uma árvore grande no jardim, enchê-la de araras coloridas ou pássaros menores, vai causar sensação, principalmente se a iluminação for feita por spots na base da árvore, com o foco de luz para cima. Colocar guirlandas de pipoca dá um efeito incrível e para confeccioná-las pode ser usada a “mão de obra infantil”, que vai adorar! Prepare a pipoca sem sal e sem açúcar. Depois de esfriada, use linha encerada e agulha para fazer os cordões que ficarão em torno da árvore. Quando estiverem prontos, coloque uma camada protetora de verniz em spray. O contraste do branco (da pipoca) com o verde da árvore dá um bonito efeito.

Não se desfaça das bolas velhas que estão descascadas. Faça um recorte e colagem com revistas ou figuras de papel de presente de Natal. Esse é um trabalho que também permite assessoria infantil. Além de criativo, este pode virar um Natal participativo. Ótimo para as crianças aprenderem que elas podem inventar e fazer, em vez de só comprar.

Outros enfeites

Agora é hora de abrir os armários e descobrir o que tem e o que pode ser transformado: o pano rústico, o prato ou cuias que podem virar base de enfeite etc.

Para a mesa, pode-se criar uma árvore de natal com as ramas do abacaxi e enfeitar, encaixando frutinhas silvestres vermelhas entre elas. Dependendo do suporte, pode ter de 1 a 3 andares. A rama do abacaxi também pode virar castiçal, se forem retiradas algumas, do miolo (como se faz para saber se o abacaxi está maduro) e no lugar, encaixar uma vela colorida. Este castiçal pode virar centro de mesa, ao colocá-lo no meio de duas metades cavadas de um abacaxi cortado no sentido longitudinal, que servem para fazer arranjo de frutas naturais.

Castiçais também podem ser feitos em copos com velas grossas e altas. Se nos armários você encontrar velas brancas do Natal anterior, que estejam amareladas, dê um tratamento nelas com jatos de spray dourado e/ou prateado na base. Para isto, pendure-as no varal pelo pavio e proteja o que está em volta!!!

Se a parede está manchada e não deu tempo de pintar, crie estrelas em dobradura, para dar relevo, de vários tamanhos e em papel laminado colorido para esconder os pontos mais castigados.

Arrumando para a ceia

Falta toalha com jeito natalino? Algumas alternativas: compre uma chita com desenhos miúdos, em tom de vermelho e faça uma. A toalha também pode ser substituída por esteiras de praia no sentido da largura da mesa para que possa cair. Não precisa cobrir a mesa toda. Aproveite para colocar os copos e pratos nas pontas. Se a festa é na praia, cubra a mesa com uma rede de pesca, drapeando-a.

Se as travessas para servir a comida não forem do mesmo aparelho (afinal quando junta a família toda e mais os amigos, nada é suficiente), cubra as peças com papel toalha branco de renda (aquele que se costuma usar debaixo de bolo) para que fiquem com o mesmo visual. Aliás, esta é uma boa dica para os amigos que vão trazer guloseimas. A ceia também pode ser oferecida em alguidares e cuias de barro sobre sousplat de madeira ou de palha colorida. Se quiser sofisticar e surpreender, sirva a salada de maionese em abacaxis cortados ao meio e cavados.

Para resolver a mistura de talheres de diversos aparelhos, coloque um lacinho de fita que dá charme e iguala. Copos antigos e descasados também podem ser aproveitados numa bandeja de canto com bebidas para os convidados se servirem.

Como presentear a todos, em tempos tão bicudos, é difícil, parta para a brincadeira: compre lembrancinhas nas lojas de R$ 1,99, e faça bonitas embalagens...

Tudo pronto? Então é só curtir.